top of page
Buscar

O que é marketing territorial?



Muita gente me ouve falar ou chega no site e redes sociais do HOD sem ter muita noção do que é esse marketing territorial. Então, pensei que uma boa maneira de começar o blog HOD seria abordar esse conceito e suas aplicações.


Para compreender o conceito temos de começar por diferenciar o marketing aplicado às empresas do marketing territorial. Você pode se surpreender, mas vejo muitas empresas por aí oferecendo soluções de marketing territorial baseadas em modelos de negócios como se o local fosse um produto a ser vendido. Eu entro em pânico quando vejo isso.


O marketing aplicado às empresas refere-se à gestão empresarial baseada no conhecimento dos ambientes de mercado, com a definição de objetivos voltados para novos negócios, a partir da elaboração de estratégias de mercado que nortearão a aplicação do mix de marketing (os famosos Ps).


O marketing aplicado às empresas estuda o mercado, o macroambiente, o ambiente interno e o microambiente para definir objetivos voltados para vendas e aumento de market share (market share), alcançado por meio de estratégias relacionadas à criação de novos produtos, logística de distribuição, finanças e preço. formação, recursos humanos, processos, palpabilidade e comunicação (tais como Ps: produto, praça, preço, pessoas, processo, evidência física e promoção).


O marketing territorial, segundo a American Marketing Association, tem a função de influenciar as pessoas a terem um comportamento favorável em relação aos produtos e serviços associados a um determinado local. Para Philipe Kloter, o marketing territorial visa promover o local de forma a diferenciá-lo de outros países, estados e cidades e, assim, atrair mais investimentos, moradores, turistas e valorizar os produtos locais. E para Ashworth e Voogd, o marketing territorial tem seus objetivos relacionados ao desenvolvimento econômico e social e à visão dos agentes para cuidar e desenvolver os atributos naturais e potenciais do território.


Entendo que o marketing territorial tem todas essas funções (e algumas outras), mas para transformar de fato positivamente os lugares para as pessoas que ali vivem ou visitam, é preciso partir de uma pesquisa aprofundada que identifique as vocações econômicas, os históricos e características culturais, o ambiente político, as singularidades da região, sua ambiência e potencialidades. Esses estudos permitirão a elaboração de diagnósticos aprofundados e trarão elementos para mapear e harmonizar a identidade do lugar e um posicionamento que reforce seus diferenciais.


Para o lugar, o marketing territorial se desdobra em estratégias de gestão que estimularão o desenvolvimento local, a infraestrutura e a competitividade, atraindo investidores, turistas e mão de obra qualificada.


Para as empresas locais, o marketing territorial desdobra-se em diretrizes que auxiliam no posicionamento de produtos e serviços locais que se destacarão pelas características únicas de seu local de origem, ampliando sua visibilidade.


Parece algo só para grandes cidades, mas não é. Podemos aplicar o marketing territorial em locais com qualquer dimensão geográfica. Cada lugar tem características próprias e aspectos únicos em sua história, cultura, atrativos e vocações econômicas que o diferenciam de outros lugares. Você tem que saber procurá-los e falar sobre eles.


As estratégias de marketing territorial irão ativar os negócios locais, incorporando a identidade do lugar e ajudando a diferenciar os produtos e serviços locais dos de outras regiões. Estar associado à identidade do lugar é uma vantagem competitiva tanto para empresas isoladas quanto para empresas associadas, inseridas em um cluster ou em uma cadeia produtiva.


Agora que você já sabe mais sobre marketing territorial, me conta o que achou?

Você concorda que existamercado de trabalho nessa área?

16 visualizações
bottom of page